Por que seus clientes compram de você?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Aumentar as vendas e melhorar o atendimento é a meta de todo empreendedor que deseja ter sucesso em sua empresa, mas o seu produto satisfaz as necessidades do seu cliente?

A escolha do produto ideal está atrelada diretamente à escolha do seu público-alvo. O preço por si só não é mais um fator determinante. Outras variáveis, hoje em dia, têm um peso essencial para o cliente na decisão da compra:

Conforto 

Seu produto está facilmente acessível ao consumidor (estoque bem gerenciado para pronta entrega, acessibilidade digital, logística)? O ambiente do seu ponto comercial é amigável e aconchegante? 

Tudo o que for percebido como praticidade pelo seu cliente será traduzido em conforto, pense sempre na melhor estrutura para recebê-lo e solucionar seu problema.

Diferenciação 

O que faz com que o seu produto se destaque numa prateleira? Qualidade ou custo/benefício, tradição ou inovação, design, funcionalidade, etc. 

O que torna um produto da sua marca algo identificável, facilmente reconhecível, e por consequência – requisitado?

Saiba responder essa pergunta com propriedade, e boa parte da sua estratégia de mercado e comunicação estará mapeada.

Exclusividade  

O consumidor contemporâneo, na maioria das vezes, está à procura de produtos ou serviços que se comuniquem com ele. Não se trata simplesmente de adquirir determinado bem, mas também de se identificar com os sentidos e valores que aquela marca transmite. 

Propor essa ligação aos seus clientes gera o senso de exclusividade por dois motivos principais:

  1. O atendimento é personalizado – mesmo que haja estágios automatizados na comunicação, a linguagem estará adequada para atender aquele nicho.
  2. Seus clientes saberão que fazem parte de uma comunidade de pessoas que compartilham determinados valores entre si e com o seu negócio.

Ao contrário do que se pode pensar, a exclusividade não significa necessariamente ser pouco acessível ou caro, mas com certeza significa ter a melhor atenção com o seu cliente, numa linguagem que ele goste e se identifique. 

1 – Tenha procedência

É muito importante conhecer a procedência da mercadoria e a qualidade da matéria-prima, para que, na ponta do processo, o cliente não se sinta prejudicado ao consumir.

Quem nunca comprou algo que quebrou assim que usou, ou que não atendeu às expectativas após alguns dias de uso? A qualidade do seu produto é extremamente importante para a satisfação do seu cliente, pois ele compra pensando nos benefícios que seu produto ou serviço pode proporcionar.

Se você é um produtor, foque na qualidade desde a matéria-prima até a apresentação da embalagem. Caso seja revendedor, fique atento à qualidade do fornecedor e se ele cumpre os prazos que promete. Tudo deve funcionar para a satisfação do cliente.

2 – Vá além do que se espera

O desejo de consumo nasce do despertar de emoções. 

A cerveja brasileira, via de regra, vende juntamente com a bebida (principalmente pela emoção do humor) a descontração e a sensualidade.

O pequeno produtor rural vende, juntamente com os alimentos, (pela emoção das causas ambientalistas) um futuro com menos agrotóxicos.

Um ourives vende, juntamente com suas jóias, (pela emoção do glamour) a exclusividade de adquirir acessórios nobres feitos à mão.

Crie experiências com sua marca para gerar a fidelidade e a empatia do seu cliente.

Seja educado, atencioso e eficiente ao dar a ele um feedback. Invista em um atendimento diferenciado, para que a experiência de compra seja positiva e se possível lembrada!

O cliente satisfeito é um excelente meio de divulgação, além de ser uma das estratégias de marketing mais baratas que existe (custo 0 por aquisição de cliente), pois ele indicará a outros possíveis clientes que virão atestar por si mesmos que o seu serviço é de qualidade.

Portanto, faça-se a pergunta

“Por que comprar meu produto?” – Essa é uma questão fundamental que todo empreendedor deve fazer a si mesmo.

Sua resposta influenciará diretamente as maneiras com que você trabalhará seus argumentos de venda, ajudando a construir uma opinião do público a respeito do seu negócio. 

É importante entender que não existe vácuo de opiniões. Se você não faz nada para guiá-las, o público fará isso por si só, baseando-se unicamente na experiência do consumo, que, por mais que seja positiva, pode não ser suficiente para fidelizá-lo. 

É necessário criar formas de comunicar diretamente ao cliente quais benefícios sua marca oferece. Isso gera valor para o seu produto, o que influencia, entre outras coisas, no preço em que ele estará disposto a pagar.

Sobre nós

A Girapix está preparada para contar a história da sua empresa, seja através de serviços de marketing digital, design gráfico ou criação de sites. Muito além disso, ficaríamos muito felizes em fazer parte dessa história.

Posts Recentes

Seja o primeiro a receber nossos conteúdos

Fica tranquilo que só enviaremos conteúdo de qualidade, promoções e eventos legais =)

plugins premium WordPress