3 dicas para uma equipe mais motivada

Não existe caminho mágico, se sua equipe não está motivada, ela não vai produzir como deveria. Nesse caso você tem três opções: demitir toda a sua equipe e recontratar novos funcionários, contratar uma equipe de androides, ou fazer a coisa certa, aprender com esse post a manter sua equipe motivada.

Compartilhe

Nenhuma empresa pode ser de fato bem sucedida se não tiver uma equipe bem motivada e feliz. Você pode ter o melhor produto, o melhor time de vendas, a melhor equipe de marketing, mas se eles não estiverem motivados a fazer sua empresa crescer, seus planos vão apontar para uma direção enquanto sua equipe nada na outra.

Não existe caminho mágico, se sua equipe não está motivada, ela não vai aumentar a produtividade. Nesse caso você tem três opções: demitir toda a sua equipe e recontratar novos funcionários, contratar uma equipe de androides, ou fazer a coisa certa, aprender a manter sua equipe motivada.

Mas como motivar minha equipe?

Bem, o primeiro passo seria deixar bem claro tudo que se espera deles, e principalmente, demonstrar que você não é apenas um chefe destrutivo, mas um líder que vai ajudá-los a atingir os objetivos deles, afinal, os objetivos profissionais deles estão intimamente ligados ao seu sucesso profissional.

Ainda na questão da liderança, é ideal que cada colaborador em função de gerência saiba exatamente como punir, elogiar e recompensar. Nada de gritaria, humilhação, constrangimento. Tem uma máxima que diz “elogie em público, critique no privado”, essa dá pra tomar por dogma e anotar no livrinho de receitas. Feito isso, vamos para o próximo passo.

Mas será que o dinheiro é tudo?

Uma ótima forma de motivar é premiar aqueles colaboradores que estão vestindo as cores da empresa. E não, não vamos falar pra você dar um bônus de R$ 1500,00 para ele ficar feliz.

Os Millennials (geração atual) têm uma preocupação muito maior que o dinheiro, a satisfação pessoal e a autorrealização. Mas pera lá, muito cuidado com essa informação, ninguém está dizendo para nunca recompensar financeiramente seus colaboradores, ou retirar a comissão dos seus vendedores e fazer eles viverem de amor no coração, a questão é: dinheiro é sim importante, mas não é tudo.

Mas e qual a solução final?

Antes de mais nada, vale ressaltar que cada empresa tem sua própria realidade. Mas tente aplicar pelo menos 3 dessas dicas, e tenho certeza que melhorias virão:

  • O que é bom, elogie
  • Mantenha a porta e os ouvidos abertos para os funcionários (até o presidente dos EUA escuta seus funcionários)
  • Lidere sempre pelo exemplo
  • Tenha uma dinâmica de recompensas e elogios

Tendo isso em vista, que tal parar de dar a desculpa de “ah não consigo motivar meus funcionários porque eu não tenho dinheiro sobrando em caixa” e começar a ver outros meios de motivação?

E você, tem alguma dica de motivação para funcionários? Manda um e-mail pra gente, ficaremos bem felizes em saber.